sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Série Leviatã por Scott Westerfeld



E mais um "hiatus" do blog chega ao fim. E para minha surpresa teve gente comentando que notou que eu não estava escrevendo mais [ah! o reconhecimento do trabalho :P ].
Gravura do livro Beemote. Segundo da trilogia.

Nesse período "muda" fiz compras de livros e li e continuo lendo a série Leviatã de Scott Westerfeld.

Assim terminei meu ano, assim comecei meu ano.

Após terminar o livro "O inverno de nossa desesperança" de  John Steinbeck, partir para a aventura de Westerfeld.





Scott Westerfeld é muito conhecido pela série Feios, que é sucesso de vendas na literatura infanto-juvenil. Li um pouco sobre essa série e não me agradou muito o tema: uma sociedade em que os jovens aos 16 anos realizam uma cirurgia para se tornarem lindos [isso mesmo que você leu]. A trama discorre em meio disso. Há mistério envolvendo essas cirurgias e assim a história se desenrola. Mas é sucesso os livros. Faça uma busca rápida sobre o autor e são as primeiras coisas que aparecem na busca.


Enfim, não conheci Westerfeld por causa de Feios e sim pela minha mania de olhar um livro e decidi comprá-lo, por pura intuição: assim foi com Beemote. Claro que depois da compra descobri que era o segundo livro da trilogia, e eu não tinha o primeiro [ o.0 ].

Então o que eu fiz? Partir para o e-book. Iniciei a leitura do primeiro livro da série, "A missão Secreta", digitalmente mesmo, e como estava muito bom decidi comprar o livro "a vera".

Não preciso dizer que estou gostando, não é mesmo.

A série tem uma característica diferente e muito massa: durante a leitura você é presenteado com ilustrações.

Não que prefira um livro com gravuras [os que ACHAM que não gostam de ler dirão "Tá vendo. Até tu gosta de uma figura no livro"]. Mas o livro não é entupido de figuras, e sim em certos momentos, e elas até ajudam o leitor a enxergar melhor as cenas descritas. E as ilustrações são mágicas [não tinha outra definição para usar. Essa me veio de primeira ao pensar nas gravuras].

Gravuras do livro Leviatã: A missão secreta.
A nave Leviatã.
















Mas, é sobre o que a série? Faltou dizer.
O livro conta a história de Deryn e Aleksandar que vivem no inicio do século XX, onde o mundo está na iminência da Primeira Guerra Mundial.

Primeiro Deryn. Deryn é uma menina que sonha em servir na Aeronáutica da Inglaterra. E consegue com a ajuda de seu irmão. Disfarçada de menino passa a ser aspirante, servindo no grandioso Leviatã. Uma nave metade viva metade mecânica. No livro é colocado que Darwin [sabe aquele da evolução das espécies? Eta as aulas de Biologia hein. Aqui um link].

Na história de Westerfeld, Darwin vai além do que ele na vida real contribuiu. Ele constrói seu trabalho ao ponto de permitir que a ciência pudesse "fabricar" seres vivos. E estes seres tinham adaptações mecânicas e então chamados de animais fabricados. O mundo então é dividido pelas nações darwinistas [obviamente por causa da descoberta de Darwin] e as mekanistas. Estas últimas só usavam máquinas puras, como o muito citado no livro, os andadores, monstros de metal com pernas imitando um grandes animal de quatro ou mais pernas.
Um andador.



Já Aleksandar, apelido Alek, é neto do Imperador Austro-hungaro, mas não é herdeiro do trono devido a origem plebeia de sua mãe. A história inicia com Alek fugindo do seu país, após o assassinato dos pais, que exerciam um papel de diplomacia e eram contra a guerra. Mesmo não considerado herdeiro legitimo é perseguido pelos alemães, que teoricamente era aliada da Áustria, seu país natal. Contudo essa perseguição vai se mostrando que não é tão absurda, pois Alek tem a possibilidade de se tornar Imperador.

Os caminhos de Alek e Deryn se cruzam e eles iniciam uma jornada a bordo do Leviatã. Alek, vindo de um país mekanista, passa a mudar sua visão preconceituosa em relação aos animais fabricados a bordo da nave.

Além de Deryn e Alek, temos a Doutora Barlow, neta de Darwin, Conde Volger, professor de esgrima de Alek e Klopp, que ensinava ao menino a comandar andadores. Há mais personagens, obviamente, mas dei mais enfase nesses por achar que possuem papéis de destaque.

A sequência de Leviatã é o livro Beemote, e depois vem Goliath. Este o último. Pesquisei por esse e não encontrei na lingua portuguesa. Então ainda não foi lançado no Brasil aparentemente[ =/ ].


Foo Fighters - Disenchanted Lullaby
Trilha sonora da escrita :P


Nenhum comentário:

Postar um comentário